domingo, 1 de agosto de 2010

Oxossi


Outra do Paulo César Pinheiro e Roque Ferreira.


Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou no rio
E nasceu Logunedé

Sua natureza é da lua
Na lua Oxóssi é Odé Odé, Odé, Odé, Odé
Rei de Keto, caboclo da mata Odé-Odé.
Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão e amendoim
Azul e verde, suas cores
Calça branca rendada
Saia curta estampada
Ojá e couraça prateada
Na mão ofá, iluquerê
Okê okê, okê arô, okê 

A jurema é a árvore sagrada
Okê arô, Oxóssi, okê okê
Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Na banda do meu coração




Notas:
Ibualama e Inlé são qualidades ou tipos de Oxossi. O primeiro tem a sua vestimenta confeccionada com couro, já o segundo, dizem, mora nas águas.

Há um mito iorubá que narra como Oxum seduziu Oxossi e dessa união nasceu Logunedé, orixá que vive metade do ano na mata como seu pai e metade do ano nos rios como sua mãe.

Ossé é o ritual de limpeza e renovação da casa dos santos e dos respectivos assentamentos. No que diz respeito a Oxossi, a canção apresenta algumas das comidas ofertadas em seu ossé. O axoxó é elaborado a partir do milho cozido e do mel de cana de açúcar(melaço). Nos candomblés, o mel de abelha é tido como quizila do orixá. Na Umbanda, essa restrição não parece existir.

Ojá é uma espécie de turbante utilizado nas casas de santo. Ofá é um fetiche de metal que consiste em um arco e uma flecha unidos. O autor comete uma pequena incorreção quando aponta o iluquerê(iruquerê) como apetrecho de Oxossi. Na realidade, esse orixá utiliza o eruexim, chicote feito com o rabo de cavalo. O iruquerê, atributo de Oiá-Iansã, é feito com a cauda de búfalo e se presta a afastar os eguns.

A música associa Oxossi, o deus africano, com a tradição indígena da Jurema. Dessa ligação, surgirá diversos ritos afro-brasileiros como o candomblé de caboclo e a Umbanda.

Por fim, a música trata das associações populares estabelecidas entre o santo negro e os santos brancos. Na Bahia, Oxossi é sincretizado com São Jorge; No Rio de Janeiro, é sincretizado com São Sebastião.

Nenhum comentário: